Quem és tu no Japão?
Um sonho japonês com 22 anos

Um sonho japonês com 22 anos

Amanohashidate | Fujir-viagens ao Japão

Este ano realizei, no Japão, um sonho com 22 anos.

Foi em 2003 que fui pela primeira vez ao Japão e este ano realizei um sonho com 22 anos.
O sonho?! Conhecer as 3 vistas mais cénicas do Japão definidas em 1643 por Hayashi Gahô.
A primeira, Matsushima, conheci logo na minha primeira viagem em 2003 e já escrevi um pouco sobre ela no meu primeiro artigo deste blog. 
A segunda, Miyajima, é a que mais visitei porque praticamente todas as vezes que viajei ao Japão, após 2006, fui lá. E também é a mais conhecida de todos os ocidentais, penso eu.
A terceira, Amanohashidate, só conheci este ano em Fevereiro, mas valeu a pena esperar todos estes anos.
Não só o local faz jus ao nome, que quer dizer, mais ou menos, “ponte no céu”, como a neve que caía e a companhia com que fui, fizeram-me sentir lá perto.

Um sonho dentro de um sonho.

Nesta viagem realizei, não só o sonho que referi acima, como toda a viagem foi de sonho.
Conheci um Japão na única altura do ano em que nunca tinha ido (Inverno), e estive em locais que nunca tinha estado que me remeteram para o Japão que sempre fantasiei e que me dão uma espécie de conforto pensar que ainda há pessoas e locais que conseguem se manter tão fiéis ao nosso imaginário.
Nesta viagem saí da minha zona de conforto e comi iguarias exóticas que me confortaram; bebi Sake, ou melhor dizendo Nihonshû, e visitei Sakagura que me deixaram ébrio de conhecimento; vi paisagens tão esplêndidas que não consigo explanar sobre elas sem vos entediar; e senti calor humano das pessoas que conheci e que me acompanharam que me fizeram esquecer que estava no meio do maior nevão de há 10 anos no Japão naquela região.

Resumindo, parece que a última viagem que faço ao Japão é sempre melhor do que a anterior. 
Por isso quando me perguntam se não estou cansado de ir ao Japão, eu respondo que não é possível cansar-se do que se ama.

AUTOR: JORGE FERRAO


Japão fez história ao dar mais um passo na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, desfazendo aos poucos a ideia de sociedade machista japonesa.


Apesar de o Japão ser um país em que o meio de transporte privilegiado é sem dúvida os comboios, devido à sua geografia muito montanhosa, existem muitos locais que não são acessíveis por este meio de transporte, dando a oportunidade a quem possa deslocar-se de carro ver vilas e paisagens que de outra maneira seriam mais difíceis de conhecer. Se quer saber porque é que as atrações são as próprias estações de serviço carregue no botão.


Hoje faz 80 anos que foi lançada a primeira das duas únicas bombas atómicas usadas contra a humanidade. Passaram-se 80 anos mas é bom que ninguém se esqueça disso para não repetirmos os mesmos erros do passado.


Este ano realizei um sonho com 22 anos. E foi no Japão. Se quiser qual é só carregar no botão.

15 JULHO 2025
SABER MAIS

Tanabata é um festival japonês que é baseado numa história de amor da mitologia japonesa

07 JULHO 2025
SABER MAIS

Hoje faz 40 anos que foi fundado os estúdios Ghibli que foram a origem da minha curiosidade sobre a cultura japonesa.

15 JUNHO 2025
SABER MAIS

Um artista que nos ensina a diferença entre a arte da vida e a arte da guerra.

08 JUNHO 2025
SABER MAIS

Uma bebida que merece um brinde por ter sido, justamente, reconhecida pela Unesco como património cultural imaterial da Humanidade.

06 DEZEMBRO 2024
SABER MAIS

Neste vídeo faço um apanhado da segunda parte de Tokyo há 20 anos. Demorou um pouco mais do que esperava mas não queria deixar de publicar antes da minha próxima viagem ao Japão. Posteriormente farei um video comparativo com o Japão 20 anos depois, mas agora viajem ao passado e divirtam-se.

23 AGOSTO 2024
SABER MAIS