Antigo reino de Ryûkyû, Okinawa é composta por várias ilhas Sub-tropicais que, se pode dizer, dividem em três arquipélagos. O do Nordeste, o Central e o de Sudoeste.
A ilha de Okinawa é a principal e a maior e está situada no bloco central. É também onde se situa a capital, Naha. O turismo em Okinawa é maioritariamente japonês, já que é considerado como o Algarve deles, com as devidas ressalvas. Em Okinawa, a população é das que tem maior esperança de vida no mundo, sendo que as mulheres são as que, em média, vivem mais tempo no mundo inteiro.
Apesar da maioria do património cultural ter sido devastado na segunda guerra mundial, o rico património imaterial, tal como a música, culinária e dança, persiste até aos dias de hoje. Foi também em Okinawa que nasceu a arte marcial Karate, que quer dizer mão vazia, e por essa razão é também um dos grandes destinos turísticos de muitos praticantes da modalidade.
A ilha de Okinawa, ou também conhecida por Okinawa-Hontô, é a maior e onde se situa a capital, Naha. A parte sul da ilha é mais desenvolvida e habitada do que o misterioso e deslumbrante norte da ilha. É nesta ilha também que vivem perto de 26.000 americanos, devido às suas bases militares estarem instaladas em Okinawa.
Okinawa, de norte a sul, tem muitos pontos de interesse para todos os gostos. Das Ilhas de Coral ideais para mergulho a sul, às florestas sub-tropicais de Yakushima a Norte, ideais para apreciadores de natureza e hiking.
É difícil de dizer quais são as melhores praias de Okinawa, já que cada uma tem as suas qualidades únicas e características especiais.
É a capital de Okinawa e a cidade com maior população do arquipélago Ryûkyû. Cerca de 300.000 pessoas vivem em Naha, nos arredores os números chegam até aos 800.000, o que faz com que a região de Naha tenha mais de metade da população da ilha de Okinawa.