
Escavações arqueológicas datam que, por volta de 10.000 BC, Kyushu foi o ponto de entrada da cultura Jômon.
Foi na ilha de Kyushu que o comércio entre a China e Coreia começaram, e foi numa das suas ilhas (Tanegashima) que os portugueses chegaram em 1543. Lá começou a sua relação com o Oeste, bem como um século de Cristianismo (1549-1650).
Os portugueses trouxeram as armas de fogo, o que eventualmente ditou o fim da tradição Samurai. Em 1868 na ilha de Kyushu, rebeldes começaram a arquitetar a restauração de Meiji, que acabaria com a política de isolamento do shogunato, marcando o início do Japão moderno.
Infelizmente, foi também na ilha de Kyushu, mais precisamente em Nagasaki, que a segunda bomba atómica foi lançada em 9 de Agosto de 1945.
A ilha de Kyushu é das quatro ilhas principais japonesas a que fica mais a Oeste e a Sul, e é, sem sombra de dúvida, a mais acolhedora, amigável e bonita do Japão. Com os seus vulcões ativos, costas escarpadas sub-tropicais e onsen praticamente espalhados por todo o lado.
A maior parte da história do Japão teve lugar nesta ilha de Kyushu. Ruínas Jômon e a deusa Shintoista do sol, Amaterasu, revelam que foi na ilha de Kyushu que teve início a cultura japonesa.
Hoje em dia, a sua capital, Fukuoka, é uma cidade multicultural. E a cidade de Nagasaki, contrasta uma história de tragédia, com um passado cheio de enriquecedoras trocas inter-culturais.
A ilha de Kyushu, como podemos ver, é um Japão único e concentrado. O castelo de Kumamoto, é um dos melhores do Japão.
Nesta ilha temos o local para a prática do melhor Surf no Japão, e podemos tomar banho nos melhores Onsen. O impressionante vulcão Aso, tem a maior cratera do mundo. Uma ilha imperdível.
Fukuoka é Kyushu no seu estado mais urbano possível onde é possível ter toda a diversão que qualquer grande metrópole Japonesa pode oferecer.
Nagasaki é um dos locais de maior interesse da ilha de Kyushu, não só pela tragédia da bomba atómica, mas também por ter sido, e estar a ser outra vez, uma cidade cheia de vida multicultural e com uma culinária fantástica.