Das 6852 ilhas do Japão, a ilha de Honshu é a maior. Por ser tão grande é a única que é dividida em 5 regiões. De norte para sul, são elas:
Cada região tem as suas características que as tornam únicas, não só em termos climatéricos como em termos de história e cultura. Até os sotaques ou dialetos são diferentes.
Por ser a maior ilha do Japão é também a que tem mais população. É a sétima maior ilha do mundo e a segunda com mais população do mundo. É também o berço da civilização japonesa, apesar de o primeiro imperador Jimmu Tenno ter “nascido” em Kyushu, foi em Kansai que se estabeleceram e criaram a primeira capital do que viria a ser o povo japonês.
A ilha de Honshu é onde se encontram as maiores e mais conhecidas cidades e atrações do Japão. Como que a comprovar isso, é nesta ilha que temos mais património cultural da Unesco de todo o Japão.
É nesta ilha que está localizada a atual capital Tokyo, o monte Fuji, também conhecido por Fuji-san, e as antigas capitais de Nara e Kyoto. É também onde se encontra Osaka, a denominada cozinha do Japão.
Em Honshu fica também Yokohama, a segunda maior cidade do Japão. E Nagoya, uma cidade na região montanhosa de Chubo, e a cidade de Hiroshima que ficou na história pelas piores razões.
O símbolo do Japão, o monte Fuji, é a maior montanha do arquipélago japonês, com 3776 metros de altura. É também do monte Fuji que deriva o nome desta agência de viagens única.
A capital Tokyo, a área metropolitana com maior densidade populacional do mundo, é localizada na região de Kanto. Tem cerca de 30% da população do Japão.
Na região de Kansai, por ser onde se estabeleceram as primeiras capitais, é onde estão localizadas grandes atrações, como Nara e Kyoto. Cada uma com a sua história e cultura próprias, o que as torna locais obrigatórios numa primeira viagem ao Japão.
Kobe é uma cidade que mudou de atitude perante a vida depois do Grande Terremoto de Hanshin. É uma cidade cheia de vida e com grandes atrações que vão desde o festival de luzes de Dezembro até à maravilhosa cozinha que não se resume somente ao conhecido Bife de Kobe.
Na região de Chubo, Nagoya é a maior cidade de Chubo e a porta de entrada para quem se quer aventurar nas montanhas de Chubo. Ou estabelecer base para explorar as prefeituras de Gifu e Aichi.
Na região de Kanto encontra-se a segunda maior cidade japonesa, Yokohama. Yokohama é uma cidade portuária praticamente contígua com Tokyo. Um pouco como Lisboa e Amadora, mas em grande escala.
A terceira maior cidade do Japão, é também conhecida pela cozinha do Japão, desde sempre o fornecedor de peixe da capital de Kyoto. Hoje ganhou status e fama de ser onde melhor se come no Japão. Daqui são também originários os maiores comediantes do Japão. Será da comida?
Hiroshima é a maior cidade da região de Chugoku e a mais conhecida, pela pior razão da história do Japão. Apesar do seu passado, hoje em dia é uma cidade que se soube reinventar e é um local com muitas atrações, sejam monumentos, museus ou mesmo atrações culinárias.