Quem és tu no Japão?
Sanitas Japonesas - Encontrar o botão certo

Sanitas Japonesas - Encontrar o botão certo

Botões de Sanita Japonesa

Se há uma coisa que me carrega nos botões é não conseguir comunicar com alguém, seja por palavras, gestos ou desenhos.

No Japão o desafio é maior. Devido ao seu complexo sistema de escrita, que até muitos adultos não compreendem por inteiro, os japoneses especializaram-se em pictogramas e icons para ajudar na comunicação. Resultado desta apurada cultura gráfica, são os emojis nascidos no Japão (junção do “e” de “desenho” e “moji” de “caracter” em japonês).

Problemas na comunicação podem, no entanto, ser uma barreira que pode alterar a percepção que se tem de um país. Isso foi o que aconteceu a um amigo meu que já tinha ido ao Japão sozinho e detestou. Achou o povo antipático, de difícil compreensão e sentiu a orientação como um grande desafio. De salientar que ele já viajou por meio mundo sozinho. Convenci-o a ir comigo e dar uma segunda oportunidade. Adorou. Tanto que há poucos dias estávamos a combinar a nossa próxima ida ao Japão, desta vez para uma zona mais remota e de difícil comunicação, Hokkaido.

Consigo compreender a desorientação que um estrangeiro que não esteja acostumado com a cultura, costumes e língua japonesa possa sentir.

Os japoneses são um povo que gosta de fazer as coisas bem, e que sentem que estão em constante aprendizagem. Por isso, têm uma certa vergonha em comunicar se não dominam uma língua estrangeira como o inglês.

É fácil confundir timidez com antipatia. A sua evolução e diversidade tecnológica também causa uma certa desorientação. Para mim o maior exemplo disso é estar numa casa de banho sentados numa sanita com um jato de água a sair direto para onde menos esperamos e não saber que botão carregar para parar.

 

Sanita Japonesa

No Japão, as sanitas japonesas são muito diferentes das nossas. Aliás toda a casa de banho é diferente, mas isso explicarei noutro artigo.

Começa logo por a sanita estar num compartimento à parte da zona de banho. A maioria das sanitas japonesas são automáticas, ou pelo menos operadas por alguns botões.

Uma vez que eles não têm bidé, a sanita japonesa tem um jato de água para a frente (para as senhoras) e atrás para os rabos. Isto é o básico.

Depois temos as sanitas com tampos aquecidos e que se abrem ou fecham automaticamente, temos com música, de água a correr ou sons de natureza para disfarçar os sons mais incómodos, e as mais avançadas analisam as fezes e urina para ver se está tudo bem ou se temos que ir ao médico.

Isto é tudo muito giro, mas num local em que muitas vezes chegamos com urgência, estar a tentar decifrar pictogramas deixa qualquer um de olhos em bico.

 

Como usar a sanita japonesa

A coisa mais importante a reter é este símbolo 止 que quer dizer STOP ou parar.

Se tudo estiver descontrolado é carregar nesse botão. Depois os outros botões mais comuns são o de bidé ビデ que serve para as senhoras (jato à frente), e o jato atrás, que normalmente vem com os caracteres おしり.

Isto não quer dizer que não se use papel higiénico. Usa-se para limpar depois do jato e deita-se normalmente dentro da sanita.

O botão de autoclismo pode vir à parte deste sistema de botões. Depois podem aparecer muitos botões e funcionalidades, dependendo do modelo, que se tiverem tempo e gostarem de experiências novas incentivo-os a tocar, sem medos.

AUTOR: JORGE FERRÃO


Neste vídeo faço um apanhado da segunda parte de Tokyo há 20 anos. Demorou um pouco mais do que esperava mas não queria deixar de publicar antes da minha próxima viagem ao Japão. Posteriormente farei um video comparativo com o Japão 20 anos depois, mas agora viajem ao passado e divirtam-se.

23 AGOSTO 2024
SABER MAIS

Hanabi é uma tradição de Verão que pode ter os seus dias contados. Estes fogos de artifício já começam a dar mais problemas do que alegrias para alguns japoneses. Será que este fogo será extinto da cultura japonesa?

11 AGOSTO 2024
SABER MAIS

Bronze contra o Japão, que emoção. Mas não é por isso que a atleta japonesa deve cometer Seppuku. Há comentários que me dão a volta à barriga mas não é por isso que a vou cortar.

04 AGOSTO 2024
SABER MAIS

Tokyo já não é o que era há 20 anos. Tokyo mudou, o Japão mudou, o mundo mudou. Mas é engraçado de vez em quando olharmos para trás e ver que, apesar da mudança, há coisas que se mantêm. Se tem curiosidade de conhecer Tokyo há 20 anos, veja este vídeo.

09 JULHO 2024
SABER MAIS

Se está interessado em Manga e quer saber curiosidades sobre a Manga em Portugal assista a este vídeo. Para além de uma breve história sobre o surgimento da Manga no Japão e a sua evolução também lhe conto como se comporta esse mercado em Portugal com uma entrevista à editora pioneira de Manga em Portugal: A Devir.

25 AGOSTO 2023
SABER MAIS

Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.

13 MAIO 2023
SABER MAIS

Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.

21 ABRIL 2023
SABER MAIS

Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!

23 MARÇO 2023
SABER MAIS

A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.

12 DEZEMBRO 2022
SABER MAIS