Quem és tu no Japão?
O pão no Japão é uma atracção

O pão no Japão é uma atracção

Konel_bread

A maioria das pessoas associa o arroz como o principal ingrediente para a comida japonesa, ao ponto de gohan, nome dado a refeição, significar arroz. Mas desde 2014, as vendas de pão superaram as do arroz.
Em 2016, tornou-se uma moda tal que surgiu uma palavra nova Moedan que é a junção de Moe (adorar) e dan (pedaço ou fatia), que define o movimento de usar pedaços de pão bem recheados de tudo um pouco, desde que fiquem bem na fotografia e no paladar.
Esta moda alastrou-se para outras áreas como o sushi, dando origem a várias formas e fotografias espectaculares.

Em 2020, a moda do pão é ser premium e japonês. Por exemplo, numa loja em Meguro-ku há uma loja que vende pão de forma a 3.000 ienes por pão o que é sensivelmente 10 vezes o preço de um pão normal. A justificação é o uso de manteiga de alta qualidade, e demorar 72 horas para levedar, o que não permite o uso de máquinas para o fazer. Outras lojas vendem pão com azuki, trazendo o sabor tradicional japonês para esta nova tendência.

Há também um movimento de fazer ilustrações com pão à semelhança dos doces Kintaro. On-line há uma página Konel_bread que ilustra bem esta tendência.

Ran é a ilustradora de pão responsável por esta página e tendência, fazendo verdadeiras obras de arte tudo com ingredientes e corantes naturais tais como beterraba, espinafres, abóbora e batata doce roxa.

Faz de tudo um pouco, desde réplicas de mona lisa, a um pão oco com vários ursos, e outras formas no interior, todas feitas de pão.
Até um Domo-kun foi feito em pão!

Como podem ver, nas mãos de Ran, o pão é muito mais do que uma ilustração.

AUTOR: JORGE FERRAO


Japão fez história ao dar mais um passo na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, desfazendo aos poucos a ideia de sociedade machista japonesa.


Apesar de o Japão ser um país em que o meio de transporte privilegiado é sem dúvida os comboios, devido à sua geografia muito montanhosa, existem muitos locais que não são acessíveis por este meio de transporte, dando a oportunidade a quem possa deslocar-se de carro ver vilas e paisagens que de outra maneira seriam mais difíceis de conhecer. Se quer saber porque é que as atrações são as próprias estações de serviço carregue no botão.


Hoje faz 80 anos que foi lançada a primeira das duas únicas bombas atómicas usadas contra a humanidade. Passaram-se 80 anos mas é bom que ninguém se esqueça disso para não repetirmos os mesmos erros do passado.


Este ano realizei um sonho com 22 anos. E foi no Japão. Se quiser qual é só carregar no botão.

15 JULHO 2025
SABER MAIS

Tanabata é um festival japonês que é baseado numa história de amor da mitologia japonesa

07 JULHO 2025
SABER MAIS

Hoje faz 40 anos que foi fundado os estúdios Ghibli que foram a origem da minha curiosidade sobre a cultura japonesa.

15 JUNHO 2025
SABER MAIS

Um artista que nos ensina a diferença entre a arte da vida e a arte da guerra.

08 JUNHO 2025
SABER MAIS

Uma bebida que merece um brinde por ter sido, justamente, reconhecida pela Unesco como património cultural imaterial da Humanidade.

06 DEZEMBRO 2024
SABER MAIS

Neste vídeo faço um apanhado da segunda parte de Tokyo há 20 anos. Demorou um pouco mais do que esperava mas não queria deixar de publicar antes da minha próxima viagem ao Japão. Posteriormente farei um video comparativo com o Japão 20 anos depois, mas agora viajem ao passado e divirtam-se.

23 AGOSTO 2024
SABER MAIS