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O pão no Japão é uma atracção

O pão no Japão é uma atracção

Konel_bread

A maioria das pessoas associa o arroz como o principal ingrediente para a comida japonesa, ao ponto de gohan, nome dado a refeição, significar arroz. Mas desde 2014, as vendas de pão superaram as do arroz.
Em 2016, tornou-se uma moda tal que surgiu uma palavra nova Moedan que é a junção de Moe (adorar) e dan (pedaço ou fatia), que define o movimento de usar pedaços de pão bem recheados de tudo um pouco, desde que fiquem bem na fotografia e no paladar.
Esta moda alastrou-se para outras áreas como o sushi, dando origem a várias formas e fotografias espectaculares.

Em 2020, a moda do pão é ser premium e japonês. Por exemplo, numa loja em Meguro-ku há uma loja que vende pão de forma a 3.000 ienes por pão o que é sensivelmente 10 vezes o preço de um pão normal. A justificação é o uso de manteiga de alta qualidade, e demorar 72 horas para levedar, o que não permite o uso de máquinas para o fazer. Outras lojas vendem pão com azuki, trazendo o sabor tradicional japonês para esta nova tendência.

Há também um movimento de fazer ilustrações com pão à semelhança dos doces Kintaro. On-line há uma página Konel_bread que ilustra bem esta tendência.

Ran é a ilustradora de pão responsável por esta página e tendência, fazendo verdadeiras obras de arte tudo com ingredientes e corantes naturais tais como beterraba, espinafres, abóbora e batata doce roxa.

Faz de tudo um pouco, desde réplicas de mona lisa, a um pão oco com vários ursos, e outras formas no interior, todas feitas de pão.
Até um Domo-kun foi feito em pão!

Como podem ver, nas mãos de Ran, o pão é muito mais do que uma ilustração.

AUTOR: JORGE FERRAO


Uma bebida que merece um brinde por ter sido, justamente, reconhecida pela Unesco como património cultural imaterial da Humanidade.

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