Diferente dos votos de Feliz Natal ou de Parabéns, no Japão, o Verão é altura de passar cartão. Segundo a tradição japonesa, esta é a altura do ano em que devemos enviar um cartão escrito para sabermos como os amigos, familiares ou colegas têm passado o Verão, época desafiante para a saúde pelo intenso calor e elevados níveis de humidade.
Teve um bom Verão? O calor foi suportável? Estão todos bem e com saúde?
Os shochuu mimai são enviados até dia 7 de agosto, mas se forem remetidos depois – no limite até ao final do mês – passam a chamar-se zansho mimai. A distinção explica-se pelo calendário tradicional do Japão, em vigor até 1873, altura em que foi adotado o gregoriano. Na versão tradicional primeiro calendário, que era lunar, o Verão acabava no dia 7 de Agosto e no dia 8 começava o Outono.
Por essa razão, enviava-se um cartão escrito para desejar que tenham tido um bom Verão antes do fim do Verão. Com a adopção do novo calendário gregoriano, e o consequente “prolongamento” do Verão, os japoneses, que são exímios em manter as tradições e adaptá-las às novas realidades sem perderem a sua essência, diferenciaram os tipos de cartão que se enviam.
Mas não é somente nos cartões que se evidenciam essas datas tradicionais, para ser um Verão como manda a tradição é preciso vermos as datas dos matsuri (festivais locais) que se mantêm inalteradas há séculos como o Gion Matsuri em Kyoto que dura grande parte do mês de Julho mas tendo o seu pico nos dias 14 a 17 de Julho. Ou como festivais nacionais como Tanabata que ocorre a 7 de Julho e que consiste em pedir desejos em papeis coloridos sob as estrelas.
O dia 7 de Agosto é também quando se fazem limpezas nos templos, como o daibutsu em Nara, indicando o início de uma nova época.
Até os anos do zodiaco influenciam crenças e costumes. Por exemplo as umeboshi que são preparadas no Verão, podem ser conservadas durante meses dentro de um jarro bem fechado e no frigorífico, mas se forem feitas no ano do signo macaco podem durar anos sem se estragarem.
São imensos os exemplos de como o Japão consegue conciliar o antigo com o novo, o tradicional com o moderno. Está patente no dia a dia, até na contagem do tempo.
É muito comum vermos calendários no Japão com os dois sistemas, como a contagem dos anos que para além de usarem os mesmos que nós, usam também o ano da era do actual Imperador:
assim, atualmente estamos em 2022 e também no ano Reiwa 4 no Japão.
A melhor tradição do Japão é a sua constantes renovação e esse é o seu melhor cartão de boas vindas.
Neste vídeo faço um apanhado da segunda parte de Tokyo há 20 anos. Demorou um pouco mais do que esperava mas não queria deixar de publicar antes da minha próxima viagem ao Japão. Posteriormente farei um video comparativo com o Japão 20 anos depois, mas agora viajem ao passado e divirtam-se.
Hanabi é uma tradição de Verão que pode ter os seus dias contados. Estes fogos de artifício já começam a dar mais problemas do que alegrias para alguns japoneses. Será que este fogo será extinto da cultura japonesa?
Bronze contra o Japão, que emoção. Mas não é por isso que a atleta japonesa deve cometer Seppuku. Há comentários que me dão a volta à barriga mas não é por isso que a vou cortar.
Tokyo já não é o que era há 20 anos. Tokyo mudou, o Japão mudou, o mundo mudou. Mas é engraçado de vez em quando olharmos para trás e ver que, apesar da mudança, há coisas que se mantêm. Se tem curiosidade de conhecer Tokyo há 20 anos, veja este vídeo.
Se está interessado em Manga e quer saber curiosidades sobre a Manga em Portugal assista a este vídeo. Para além de uma breve história sobre o surgimento da Manga no Japão e a sua evolução também lhe conto como se comporta esse mercado em Portugal com uma entrevista à editora pioneira de Manga em Portugal: A Devir.
Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.
Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.
Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!
A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.