Japão tem muitas atrações turísticas e culturais, existe pelo menos uma que o vai deixar de boca aberta.
Para mim, talvez a que goste mais é a comida. Por mais que viaje e conheça diferentes culturas e suas gastronomia típicas, nenhuma se compara à minha querida gastronomia portuguesa. A única outra gastronomia que também me deixa com água na boca, é a do Japão.
Japão tem algumas semelhanças com a nossa dieta (ambos os países são os que consomem mais peixe per capita do mundo) e algumas das receitas japonesas são baseadas na cozinha portuguesa ( o pão, e o pão-de-ló, lá conhecido por castela, por exemplo).
No entanto, há um prato gastronómico japonês do qual eu sou um fã incondicional:
O Okonomiyaki ou お好み焼き
O Okonomiyaki é considerada a pizza japonesa por ter o mesmo princípio de podermos juntar o que quisermos aos ingredientes fazendo-a ao nosso gosto.
Daí o nome, Okonomiyaki, que significa “grelhado ao nosso gosto”.
No entanto, a semelhança com a pizza acaba aí. Aliás é mais parecido com uma panqueca, por isso também é considerada a panqueca japonesa.
O Okonomiyaki é uma massa feito com dashi (caldo de peixe) e farinha, aos quais se acrescenta um ovo e legumes. Esta é a base, depois acrescentamos o que quisermos para a tornar “ao nosso gosto” (abaixo deixo a minha receita).
Cada região tem a sua fórmula para o Okonomiyaki. Mas sendo originário de Kansai, as duas mais famosas são a de Osaka e a de Hiroshima, que diferem ligeiramente na sua confecção.
Tokyo também tem uma variante de Okonomiyaki que se chama もんじゃ焼き ou Monjayaki (a que está na fotografia).
Uma vez que o Okonomiyaki pode levar muitos ingredientes, é ideal para quem gosta de variar. Como é prático e divertido de fazer já que normalmente é feito pela própria pessoa numa chapa quente chamada Teppan, pode ser uma maneira diferente de passar o tempo, fazer uma refeição diferente com amigos, ou entreter as crianças (Atenção: ter cuidado com a chapa quente).
Como a minha mulher é vegetariana, eu faço a base do Okonomiyaki com caldo de vegetais mas pode ser feito com caldo de peixe também.
Muito basicamente o Okonomiyaki é preparado em três fases:
Os primeiros podem ser pré-preparados para quando começarmos a aquecer a chapa, assim não perdermos tempo e energia com a sua preparação.
1- Os ingredientes para 4 pessoas que eu costumo usar são:
2- Os Toppings são:
3- Massa:
Para fazer a massa, é necessário de usar um pouco da água e dissolver o cubo de caldo de vegetais em lume médio. Deixar arrefecer.
Misturar todos os ingredientes da massa numa taça e bater com a varinha mágica com a vara de arames.
Agora a parte divertida.
Usar uma taça onde misturamos 100gr da couve com 1/4 da massa e um ovo, e no caso de usarmos atum ou os cogumelos também envolvemos nesta fase. Misturamos com a colher até envolver a massa e o ovo na couve e depois deitamos a mistura na chapa quente (eu uso uma frigideira de ferro larga) previamente untada com uma colher de óleo de côco.
Para ser rápido e não perdermos tempo na transição de Okonomiyaki eu uso uma taça para cada pessoa onde faço a mistura e assim é só por uma a seguir a outra.
Deixamos fritar um pouco e viramos com a ajuda de duas espátulas metálicas.
Depois pomos as fatias de bacon e/ou a beringela por cima e deixámos cerca de 3 minutos em lume médio.
Voltamos a virar para fritar um pouco a beringela e/ou bacon e já está.
Agora o toque final.
Já no prato, colocar maionese japonesa, o molho barbecue por cima e Katsuobushi para decorar.
É servir e voltar a repetir o processo para cada pessoa.
Espero que gostem e que se divirtam e não se esqueçam de dizer Itadakimasu ;)
Neste vídeo faço um apanhado da segunda parte de Tokyo há 20 anos. Demorou um pouco mais do que esperava mas não queria deixar de publicar antes da minha próxima viagem ao Japão. Posteriormente farei um video comparativo com o Japão 20 anos depois, mas agora viajem ao passado e divirtam-se.
Hanabi é uma tradição de Verão que pode ter os seus dias contados. Estes fogos de artifício já começam a dar mais problemas do que alegrias para alguns japoneses. Será que este fogo será extinto da cultura japonesa?
Bronze contra o Japão, que emoção. Mas não é por isso que a atleta japonesa deve cometer Seppuku. Há comentários que me dão a volta à barriga mas não é por isso que a vou cortar.
Tokyo já não é o que era há 20 anos. Tokyo mudou, o Japão mudou, o mundo mudou. Mas é engraçado de vez em quando olharmos para trás e ver que, apesar da mudança, há coisas que se mantêm. Se tem curiosidade de conhecer Tokyo há 20 anos, veja este vídeo.
Se está interessado em Manga e quer saber curiosidades sobre a Manga em Portugal assista a este vídeo. Para além de uma breve história sobre o surgimento da Manga no Japão e a sua evolução também lhe conto como se comporta esse mercado em Portugal com uma entrevista à editora pioneira de Manga em Portugal: A Devir.
Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.
Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.
Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!
A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.