
Japão é um país no outro lado do mundo, na actual impossibilidade de o visitar fisicamente, é sempre possível visitar através da net sentados confortavelmente num dos lados do nosso sofá.
Devido à sua estreita relação entre modernidade e tradição, podemos ver em tempo real a famosa passadeira de Shibuya enquanto estamos na nossa casa.
Não é a mesma coisa, mas dá-nos uma ideia da variedade de coisas que este país tem para oferecer.
Baseado num artigo que saiu hoje na travelandleisure de Alisha Prakash, vou agora enumerar alguns dos links que nos transportam para o outro lado do mundo.
A JNTO- Japan National Tourism Organization criou um site para ver em telemóveis ou com óculos VR filmes imersos sobre várias áreas da cultura japonesa e locais icónicos.
São 16 filmes que nos põem, literalmente, no centro de uma experiência única, como lutar com um Rikishi (lutador de sumo), ou andar de rickshaw.
É possível ver também alguns sites com diretos onde podemos observar, por exemplo, os macacos de Jigokudani (os famosos macacos nos Onsen) ou a famosa passadeira de Shibuya, que devido ao estado de emergência que o Japão também atravessa, está muito aquém das multidões diárias que a tornaram famosa.
Há também a opção de vermos o interior de um dos famosos neko cafe, que são cafeteiras com gatos, ou observar um par de cegonhas orientais ao vivo.
Temos que ter em atenção que devido à diferença horária de 8 horas é possível que alguns dos sites não estejam a transmitir nada ou não se veja muito movimento.
Para quem gosta do ar livre e não pode sair de casa, pode passear através de alguns sites que nos levam para locais magníficos e épocas especiais. Permite-nos observar as cerejeiras em flor, um jardim japonês com mais de 400 anos, ou entrar numa gruta com 450 metros de comprimento.
Todos estes sites estão em japonês, mas é possível perceber através de icons o seu funcionamento.
Aproveitem e, como dizia um slogan publicitário do turismo de Portugal, vão para fora cá dentro, de casa (acrescentaria eu).
Japão fez história ao dar mais um passo na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, desfazendo aos poucos a ideia de sociedade machista japonesa.
Apesar de o Japão ser um país em que o meio de transporte privilegiado é sem dúvida os comboios, devido à sua geografia muito montanhosa, existem muitos locais que não são acessíveis por este meio de transporte, dando a oportunidade a quem possa deslocar-se de carro ver vilas e paisagens que de outra maneira seriam mais difíceis de conhecer. Se quer saber porque é que as atrações são as próprias estações de serviço carregue no botão.
Hoje faz 80 anos que foi lançada a primeira das duas únicas bombas atómicas usadas contra a humanidade. Passaram-se 80 anos mas é bom que ninguém se esqueça disso para não repetirmos os mesmos erros do passado.
Este ano realizei um sonho com 22 anos. E foi no Japão. Se quiser qual é só carregar no botão.
Tanabata é um festival japonês que é baseado numa história de amor da mitologia japonesa
Hoje faz 40 anos que foi fundado os estúdios Ghibli que foram a origem da minha curiosidade sobre a cultura japonesa.
Um artista que nos ensina a diferença entre a arte da vida e a arte da guerra.
Uma bebida que merece um brinde por ter sido, justamente, reconhecida pela Unesco como património cultural imaterial da Humanidade.
Neste vídeo faço um apanhado da segunda parte de Tokyo há 20 anos. Demorou um pouco mais do que esperava mas não queria deixar de publicar antes da minha próxima viagem ao Japão. Posteriormente farei um video comparativo com o Japão 20 anos depois, mas agora viajem ao passado e divirtam-se.