Quem és tu no Japão?
Faz tempo que não vou a Okinawa

Faz tempo que não vou a Okinawa

Hau Tree Gelato

Hoje ao ver o boletim meteorológico no Japão lembrei-me que faz tempo que não vou a Okinawa.
Isto porque ontem tinha chovido mais num dia em Ishigakijima (uma ilha de Okinawa) do que durante o mês de Maio inteiro. E há razões para isso. Agora começam as monções chamadas Tsuyo no Japão. Começam em Okinawa e vão subindo até Honshû.

Apesar da quantidade enorme de chuva, as temperaturas são amenas e até mesmo quentes.

Eu fui duas vezes a Okinawa. Uma na Primavera, e outra no Outono. As temperaturas eram semelhantes. Aliás eram uma constante.

Okinawa é o Algarve dos Japoneses, com a diferença que não há autoestrada para lá chegar. Só barco ou avião.

As pessoas de Okinawa são mais relaxadas e descontraídas do que as do resto do Japão.
Para quem conhece Cabo Verde é possível fazer uma comparação com o estilo de vida morabeza, com as devidas ressalvas.

Da primeira vez que fui a Okinawa, estive em Okinawa Honto e nas ilhas Kerama.
Fiquei fascinado com a atmosfera que se sentia no ar, e com a simpatia e descontração das pessoas. Eram tão descontraídas que até o mestre de Karate, numa demonstração durante um festival em Nago, bateu com o Jo ( pau de madeira ) na sua própria cabeça e continuou com um sorriso na cara, e um galo na cabeça.

Da segunda vez que fui a Okinawa, estava com a minha mulher e fomos a Ishigakijima.
Quanto mais para sul vamos, mais descontraídas e curiosas são as pessoas, e mais quente é o tempo.

 


Ishigakijima é mais quente mas com um gelado único.

 

Ishigaki, é a capital e a única cidade da ilha de Ishigakijima e detentora de uma casa de gelados feitos à mão no momento, que são… maravilhosos. Foi o calor que nos levou a entrar na Hau tree gelato, após comermos uma refeição local num restaurante uns metros antes.

Ver o espetáculo de fazer um gelado a partir de um creme e ingredientes frescos que escolhemos em cima de uma placa metálica gelada foi delicioso, mas foi o calor humano da vendedora que nos derreteu.

Não foi só o gelado que foi fantástico nessa ilha. As pessoas, a paisagem, as praias e até o sumo de manga, de que já falei aqui no blog, eram maravilhosos mas o sabor único daquele gelado ficou freezed na minha memória.

AUTOR: JORGE FERRAO


Um grupo de amigos e conhecidos que vieram com a Fujir para o Japão, tendo-me como tour líder.

14 JUNHO 2026
SABER MAIS

A partir de 2028 as isenções de vistos que existem para portugueses serão abolidas, sendo necessário fornecer informações e dados pessoais bem como preencher um JESTA. Se quiser saber o que estou a falar leia este artigo.

23 FEVEREIRO 2026
SABER MAIS

Japão fez história ao dar mais um passo na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, desfazendo aos poucos a ideia de sociedade machista japonesa.


Apesar de o Japão ser um país em que o meio de transporte privilegiado é sem dúvida os comboios, devido à sua geografia muito montanhosa, existem muitos locais que não são acessíveis por este meio de transporte, dando a oportunidade a quem possa deslocar-se de carro ver vilas e paisagens que de outra maneira seriam mais difíceis de conhecer. Se quer saber porque é que as atrações são as próprias estações de serviço carregue no botão.


Hoje faz 80 anos que foi lançada a primeira das duas únicas bombas atómicas usadas contra a humanidade. Passaram-se 80 anos mas é bom que ninguém se esqueça disso para não repetirmos os mesmos erros do passado.


Este ano realizei um sonho com 22 anos. E foi no Japão. Se quiser qual é só carregar no botão.

15 JULHO 2025
SABER MAIS

Tanabata é um festival japonês que é baseado numa história de amor da mitologia japonesa

07 JULHO 2025
SABER MAIS

Hoje faz 40 anos que foi fundado os estúdios Ghibli que foram a origem da minha curiosidade sobre a cultura japonesa.

15 JUNHO 2025
SABER MAIS

Um artista que nos ensina a diferença entre a arte da vida e a arte da guerra.

08 JUNHO 2025
SABER MAIS