Quem és tu no Japão?
Cortar o cabelo no Japão - Não me sai da cabeça

Cortar o cabelo no Japão - Não me sai da cabeça

Cortar o cabelo é, para mim, um momento muito gratificante.

Não só porque gosto da sensação de mudança que, nem que seja por breves segundos, nos faz sentir como se recomeçássemos uma nova etapa na nossa vida. Mas também pela atenção e conversa que temos com o barbeiro/cabeleireiro, que não nos corta só o cabelo mas corta na casaca de diversas personalidades, que vão desde o football até à política.


Considero por isso um momento de imersão cultural e social de uma comunidade.


Talvez por essa razão, tenho o hábito de ir cortar o cabelo sempre que vou a um país estrangeiro.
Aprende-se muito com as pessoas que lá estão a cortar o cabelo, e com os que estão à espera. Até os simples cortes que se usam em cada país já nos dizem muito sobre a cultura.
Mas foi no Japão que tive uma das experiências mais interessantes.

Não sei se vos acontece o mesmo, mas a parte mais difícil para mim quando vou cortar o cabelo é quando me perguntam “Como é que vai ser?”
Dizer “- O costume”, para uma pessoa que gosta sempre de inovar e que já teve o cabelo de todas formas possíveis que vos possam passar pela cabeça, não é opção.


Por isso, digo como pretendo sentir-me ou parecer depois do corte, e deixo nas mãos do profissional.

Talvez por essa razão, tenho um grande amigo, que me diz sempre que o vejo, que temos de falar sobre o cabelo.


Ora, falar de como nos queremos sentir depois de um corte já é difícil em português, piora um pouco em inglês, mas torna-se um desafio em japonês.
Não só porque o meu japonês é o equivalente ao de uma criança de 8 anos, mas também porque os japoneses gostam muito de fazer o que lhes é pedido, da melhor maneira possível.


Cortando a direito: Quando lhes dizemos que está por sua conta, dá-lhes um nó na cabeça.

 

O cabeleireiro japonês que já estava pelos cabelos

A escolha do cabeleireiro foi completamente aleatória, como sempre faço. Vou a passar por um, dá-me na cabeça cortar o cabelo, e entro. Foi assim em Ginza. O Ritual consiste em tirar uma fotografia antes de cortar o cabelo. Cortar o cabelo. E por fim tirar uma fotografia depois de cortar o cabelo.


Quando entrei no cabeleireiro em Ginza vieram ter comigo à porta duas mulheres japonesas que me saudaram com o famoso irasshaimase (Bem vindo). Perguntaram-me o que pretendia e eu disse o que tinha na cabeça: Cortar o cabelo.


Ficaram um misto de surpreendidas e entusiasmadas com a ideia. Foram imediatamente chamar o cabeleireiro principal (funciona melhor para o trocadilho em inglês: Head hairdresser), que chegou com um ar simpático mas que não dava para esconder o nervosismo.


Sentei-me e quando me perguntou como é que pretendia o corte, eu tentei dizer-lhe que queria como ele acharia melhor para o meu caso.
O homem ficou desorientado. Para tentar definir mais as minhas intenções, mostrou-me revistas com cortes para ver se eu indicava um caminho.

Eu insistia que deixava ao seu critério.


O japonês já estava pelos cabelos com a minha teimosia até que arriscou e começou a cortar ao seu gosto, tendo sempre muito cuidado de ir perguntando se estava a gostar e se tudo estava ok.


O resultado final foi muito bom mas o que gostei mais foi de ver o ar de satisfação do cabeleireiro e equipa ao ver que tinham conseguido completar a tarefa que lhes pedi, dando-lhe total liberdade.


Para mim ficou provado que conseguir ou não conseguir fazer o que nos vai cá dentro, depende da confiança.

Está tudo nas nossas cabeças.

 

AUTOR: JORGE FERRAO


Neste vídeo faço um apanhado da segunda parte de Tokyo há 20 anos. Demorou um pouco mais do que esperava mas não queria deixar de publicar antes da minha próxima viagem ao Japão. Posteriormente farei um video comparativo com o Japão 20 anos depois, mas agora viajem ao passado e divirtam-se.

23 AGOSTO 2024
SABER MAIS

Hanabi é uma tradição de Verão que pode ter os seus dias contados. Estes fogos de artifício já começam a dar mais problemas do que alegrias para alguns japoneses. Será que este fogo será extinto da cultura japonesa?

11 AGOSTO 2024
SABER MAIS

Bronze contra o Japão, que emoção. Mas não é por isso que a atleta japonesa deve cometer Seppuku. Há comentários que me dão a volta à barriga mas não é por isso que a vou cortar.

04 AGOSTO 2024
SABER MAIS

Tokyo já não é o que era há 20 anos. Tokyo mudou, o Japão mudou, o mundo mudou. Mas é engraçado de vez em quando olharmos para trás e ver que, apesar da mudança, há coisas que se mantêm. Se tem curiosidade de conhecer Tokyo há 20 anos, veja este vídeo.

09 JULHO 2024
SABER MAIS

Se está interessado em Manga e quer saber curiosidades sobre a Manga em Portugal assista a este vídeo. Para além de uma breve história sobre o surgimento da Manga no Japão e a sua evolução também lhe conto como se comporta esse mercado em Portugal com uma entrevista à editora pioneira de Manga em Portugal: A Devir.

25 AGOSTO 2023
SABER MAIS

Uma experiência japonesa sem ter que ir ao Japão. Porque não? Saiba mais neste artigo.

13 MAIO 2023
SABER MAIS

Dia 8 de Maio de 2023 vão haver novas regras para entrar no Japão. Veja este vídeo para saber quais são ou leia o blog.

21 ABRIL 2023
SABER MAIS

Este ano é talvez o melhor ano para os turistas verem as cerejeiras em flor em todo o seu esplendor no Japão. Saiba porquê!

23 MARÇO 2023
SABER MAIS

A Comic Con é um evento onde a cultura japonesa prevalece mas não é só fatos e bonecos, também há comida japonesa. O que realço são os mochi. Descobre qual o sabor que gosto mais neste artigo.

12 DEZEMBRO 2022
SABER MAIS