Quem és tu no Japão?
Um Ryokan fora do Japão? Não, não é uma visão!

Um Ryokan fora do Japão? Não, não é uma visão!

Sabe o que é um Ryokan? Sabia que o único Ryokan que existe fora do Japão é aqui mesmo em Portugal? Se está curioso em saber do que estou a falar, não precisa de perder o sono. Bastam poucos minutos da sua vida e vai ver que vai dormir mais descansado.

Um Ryokan é uma estalagem típica japonesa e datam desde o século VIII AD em termos ocidentais, ou seja por volta da era Keiun. A hospedagem mais antiga no mundo é precisamente um Ryokan criado em 705 AD chamado Nishiyama Onsen Keiunkan.


A principal característica é a dos hóspedes dormirem em Futons (que são uns colchões feitos normalmente de algodão e por vezes crina de cavalo) por cima de Tatamis ( que, pode dizer-se, o chão do quarto) Mas não pensem que estão a dormir em cima de madeira ou pedra, não é isso. Tatamis são estrados feitos de palha entrelaçada e que proporcionam uma sensação agradável ao caminhar e até mesmo a sentar-se. O cheiro que exalam também é muito agradável e relaxante.
Mas existem outras características que definem os Ryokan, como deixar os sapatos à porta e andar descalço ou com uns chinelos fornecidos pelo Ryokan. Andar com um roupão ligeiro chamado de Yukata. As famosas Shoji, portas de correr feitas com papel e madeira. O famoso Ofuro, que é um banho japonês, não confundir com Onsen que são as águas termais japonesas e que alguns Ryokan mais modernos podem também oferecer esse serviço.


As refeições tipicamente japonesas. também são uma característica do Ryokan já que normalmente são feitos pela família que os gere.

Mas se não estão a pensar ir ao Japão tão cedo, saibam que podem usufruir de uma experiência de dormir num Ryokan aqui mesmo em Portugal, mais especificamente em Viseu. Chama-se Viseu Ryokan e eu já tive o prazer de lá estar uns dias. O pessoal do Ryokan é muito simpático, especialmente a gerente e proprietária do Ryokan Tânia Bernardo. Se quiser saber mais sobre este Ryokan e a sua história veja o vídeo abaixo.

 

 

Ryokan em Portugal | Fujir - viagens ao Japão
13 MAIO 2023

AUTOR: JORGE FERRAO