Quem és tu no Japão?
Primeira Primeira-Ministra Japonesa

Primeira Primeira-Ministra Japonesa

Sanae Takaichi

Primeira Primeira-Ministra Japonesa na história do Japão

No dia 21 de Outubro de 2025 vai ficar para a história do Japão, por ter a primeira Primeira-Ministra.

A presidente do Partido Liberal Democrático, Sanae Takaichi, foi eleita primeira-ministra pelo parlamento na terça-feira, quebrando um dos maiores tabus do Japão e tornando-se a primeira mulher a liderar o país.


Takaichi evitou um segundo turno ao obter a vitória na primeira ronda de votação na Câmara dos Deputados, conquistando 237 votos contra 149 do líder do Partido Democrático Constitucional do Japão, Yoshihiko Noda.
Ela então venceu a disputa na Câmara Alta, mas apenas na segunda volta, depois de não conseguir garantir a maioria na primeira volta das eleições por uma margem mínima — ela obteve 123 votos dos 246 votos válidos.
Com um total de 120 assentos entre eles, o LDP e o Partido da Inovação do Japão (JIP) — que concordaram em formar uma coligação na segunda-feira — ficaram aquém da maioria na Câmara Alta. Na segunda volta, Takaichi recebeu 125 votos e derrotou Noda.
As regras para a eleição do primeiro-ministro ou primeira-ministra, determinam que, se nenhum candidato ou agora candidata obtiver maioria absoluta na primeira volta, o candidato ou candidata com o maior número de votos na segunda volta será eleito, ou neste caso eleita.

Embora não tenha sido a primeira mulher na política Japonesa a chegar a cargos de relevância, como a governadora de Tokyo Yuriko Koike que conseguiu 3 mandados consecutivos, Sanae Takaichi é sem dúvida a primeira que não tem origem em famílias políticas e que tem um passado menos convencional, pois foi Motard e é fâ de Heavy Metal, tendo tocado bateria numa banda na faculdade.
Mas o que talvez desconcerte algumas pessoas é que, apesar de ter sido a Primeira Primeiro-ministra japonesa, Takaichi acha que a linhagem ao trono deve se manter masculina, contrariando assim o seu lema “I place great importance on equal opportunities and equal chances for everyone”*


Agora este é o último bastião masculino e o mais longo a não ser quebrado no Japão. Na minha opinião, não será por muito tempo.

*”Dou grande importância à igualdade de oportunidades e à igualdade de condições para todos”

 

AUTOR: JORGE FERRAO


Japão fez história ao dar mais um passo na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, desfazendo aos poucos a ideia de sociedade machista japonesa.


Apesar de o Japão ser um país em que o meio de transporte privilegiado é sem dúvida os comboios, devido à sua geografia muito montanhosa, existem muitos locais que não são acessíveis por este meio de transporte, dando a oportunidade a quem possa deslocar-se de carro ver vilas e paisagens que de outra maneira seriam mais difíceis de conhecer. Se quer saber porque é que as atrações são as próprias estações de serviço carregue no botão.


Hoje faz 80 anos que foi lançada a primeira das duas únicas bombas atómicas usadas contra a humanidade. Passaram-se 80 anos mas é bom que ninguém se esqueça disso para não repetirmos os mesmos erros do passado.


Este ano realizei um sonho com 22 anos. E foi no Japão. Se quiser qual é só carregar no botão.

15 JULHO 2025
SABER MAIS

Tanabata é um festival japonês que é baseado numa história de amor da mitologia japonesa

07 JULHO 2025
SABER MAIS

Hoje faz 40 anos que foi fundado os estúdios Ghibli que foram a origem da minha curiosidade sobre a cultura japonesa.

15 JUNHO 2025
SABER MAIS

Um artista que nos ensina a diferença entre a arte da vida e a arte da guerra.

08 JUNHO 2025
SABER MAIS

Uma bebida que merece um brinde por ter sido, justamente, reconhecida pela Unesco como património cultural imaterial da Humanidade.

06 DEZEMBRO 2024
SABER MAIS

Neste vídeo faço um apanhado da segunda parte de Tokyo há 20 anos. Demorou um pouco mais do que esperava mas não queria deixar de publicar antes da minha próxima viagem ao Japão. Posteriormente farei um video comparativo com o Japão 20 anos depois, mas agora viajem ao passado e divirtam-se.

23 AGOSTO 2024
SABER MAIS